Mais Age of Empires | mIRC | Campanhas | Assinaturas | Ajuda | Clãs

Nome: erick407



Clã: Nenhum
Jogadores de AoM cadastrados no site AgeMania: 414


Seu IP para jogar on-line:
54.83.227.188
Jogue on-line, clique aqui.

Tutorial: Editor de Cenários
Recentes:     Novo Site Age of Mythology e expansão The Titans brasileiro, o mundo da Mitologia em um só lugar!

AoM-TT: Faça o download do GAME aqui.
Tutorial: Editor de Cenários

Noções Básicas

Estarei acentuando alguns pontos básicos que você deve saber antes de prosseguir no aprendizado do Editor.

Cenário: É o “palco” de ação do jogo, é o mapa, aonde você irá jogar.No editor de cenários você poderá criar o seu cenário como quiser, adicionando a ele atributos, unidades e outras coisas.Unindo vários cenários em um enredo único através de XML ou com softwares próprios você pode fazer uma campanha.

Unidades: Objetos, efeitos, e etc.As unidades – como são chamados tudo que você vê num cenário – as unidades podem ser unidades de determinado jogador no cenário ou da Mãe Natureza – Chamados de Gaia nos outros jogos da série, estas unidades são os animais, arvores e etc.Tudo que pertence á natureza – apenas as unidades de algum jogador podem ser controladas.

Terreno: Quando você cria um cenário além de colocar unidades nele, para que ele seja realmente completo você precisa criar uma paisagem nele. Você pode adicionar água, florestas, penhascos e etc. Além de poder controlar a elevação de seu cenário, criando morros, inclinações, montanhas, buracos, o que quiser.

Gatilhos:A base de um cenário, o que organizará as tarefas, os efeitos e os acontecimentos no seu mapa serão os Gatilhos, ou Triggers em inglês. É a área mais demonstra um bom editor, mas também é a parte mais difícil de criar num cenário, principalmente por estarem (mesmo na tradução, em inglês). Os gatilhos consistem em:

* Condições: Alguma coisa que deverá acontecer para ativar os “Efeitos” – Você irá determinar estas condições para que, por exemplo, quando um jogador clicar num soldado, ele morra, ou a tela mude de posição.

* Efeitos: São ativados ou não pelas Condições. Os efeitos variam dês de perder a Partida a fazer uma contagem de pontos interna no jogo. Nos outros jogos da série os efeitos são poucos em relação ao editor do Aom que são muito mais numerosos, e mais complicados para se dominar.

Bugs: No editor de cenários, nós chamamos de "bugs" os erros técnicos existentes no editor, principalmente com gatilhos, que ás veses causam efeitos inesperados no mapa e no visual.Mas um bom editor sabe como usa-los para seus próprios fins..

Cinemáticas: As cinemáticas foram uma grande evolução para jogos RTS, uma cinemática é tipo um filme que acontece dentro dos cenários, ou seja você edita a posição da camêra, adiciona dialogos e animações.Dialogos e Animações são adicionados através dos gatilhos, dão mais vida á cinemática, mas são trabalhosos de se criar.Mais á frente aprenderemos como faze-los.Aqui na Aoew tem um tutorial básico sobre cinemáticas no "Táticas e Tutoriais".

-------------------------------------------------------------------------------------

Menu Principal

O Menu Principal se encontra no topo da tela, nele se encontram a maioria das ações de criação de cenários.Este menu é a chave para todas as outras ações importantes no editor.Dele você seleciona um botão ou uma barra.Tais:

Barra de Arquivo:
Opções de Arquivo

* Novo: Cria um novo cenário
* Carregar: Carrega um cenário existente
* Salvar: Salva o cenário atual
* Salvar como: Salva o cenário atual separadamente com outro nome
* Criação Cinemática: (Sem informações)
* Capturar Tela: Ação que captura a tela atual do editor
* Retornar ao Menu Principal: Retorna ao Menu do Jogo
* Sair: Sai do programa

Barra de Cenário

* Dados de Jogador: Personalisa, edita, modifica as caracteristicas de cada jogador.Como cores, civilização, deus e AI.
* Dados do Cenário: Você determina o limite de população, nome do arquivo do cenário e etc.
* Resumo do cenário: Mostra os dados do mapa, como tamanho, tipos de terreno e etc (mas tais não são editáveis nessa opção)
* Teste do Cenário: Você faz um teste simples em seu cenário escolhendo jogar com qualquer jogador no cenário.
* Objetivos: Você edita os dados do cenário; Nome, subnome, frase, objetivos e dicas.
* Unidades Proibidas: Você determina quais unidades podem e não podem ser utilizadas por determinado jogador no cenário.
* Diplomacia: Você determina uma diplomacia entre os jogadores, aliado, inimigo ou neutro.

Barra do Mundo

* Luz: Determina uma iluminação para o cenário.Tais iluminações são meramente decorativas e graficas.A iluminação "basica" é a DEFAULT.
* Tamanho do Mapa: Determine o tamanho do cenário selecionando cada lado mostrado no menu utilizando os sinais "+" e "-" você adiciona espaços ao mapa.Nota: Isto deve ser feito com numeros abaixo de 400 (400x400 é o tamanho máximo de um cenário) caso contrário podem ocorrer bugs no editor.
* Elevação do Mapa Escolha entre adicionar ou diminuir a elevação, para haver efeito deve-se apertar o botão "aplicar".Nota: A elevação dos cenários é limitada, mas existem tecnicas avançadas que você pode checar nos Guides do HeavenGames.
 


Age of Empires?
  
  Um super-site com mais de 200 páginas recheadas de Age of Empires 2 e sua expansão The Conquerors você vai encontrar em:
   www.ageofempires2.com.br

   Acompanhe todas as noticias do mundo Age of Empires e tenho toda a série em um clique, acesse o AgeMania:
   www.agemania.com.br



  O mais recente lançamento da série, todos os downloads, dicas e informações, acesse já o novo Age of Empires III:
   www.ageofempires3.com.br



Sites do Grupo: | AgeMania | ageofempires2.com.br | ageofempires3.com.br
Age of MythologY | © 2008 AoMBrasil.com.br . Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Ronny Martins | Design: Fácil Design